O corte a plasma pode ser feito de duas formas, sendo que uma utiliza técnicas e habilidades manuais, enquanto a outra depende mais do cortador de plasma.
As características de cada tipo de instrumento usado para corte de plasma definem o resultado final e o nível de produtividade, por isso, é importante analisar qual opção será mais vantajosa antes de aderir um tipo de corte.
Conheça mais sobre as duas alternativas e compreenda melhor o assunto!
Corte a plasma manual
O corte a plasma manual depende de ajustes e parâmetros de profissionais que cabem ao operador, como por exemplo: a distância da tocha, a velocidade do corte, a pressão, o alinhamento do material e certamente da habilidade do profissional responsável pelo corte.
Diferente do cortador de plasma, o corte manual depende diretamente de como for aplicado, sendo assim, toda responsabilidade fica por conta de quem está efetuando o corte.
Corte a plasma com máquina
O corte de plasma CNC por arco é o processo ideal para cortar chapas de aço e metais.
É um processo que exige uma máquina de corte plasma de qualidade, mas não dispensa a manipulação de operadores especialistas.
A máquina de plasma para corte CNC tem um sistema completo, exigindo uma fonte de alimentação e consumíveis de plasma qualificados.
É um equipamento de custo um pouco mais elevado, mas que aumenta a produtividade de cortes com sua tecnologia de corte a plasma – que compensa todo investimento!
Dependendo do cortador, é possível usar vários tochas ao mesmo tempo, agregando mais uma vantagem: que é aumentar a produtividade e garantir ao fabricante a possibilidade de escolher até três ou quatro plasmas em uma máquina (mais viável para grandes produções).
Vale lembrar que máquina de corte a plasma CNC também é útil e igualmente vantajosa para produções menores!
Como escolher uma máquina de corte a plasma?
Percebendo que a máquina de corte a plasma garante várias vantagens, a Megaplasma separou algumas dicas para você saber como escolher uma máquina de corte a plasma:
- Avalie o tipo de material a ser cortado, porque o processo de corte a plasma é elétrico e o material a ser cortado tem que conduzir eletricidade;
- Considere a espessura do material a ser cortado – a espessura máxima de corte irá determinar qual será a amperagem utilizada no equipamento para a execução do corte;
- Procure saber sobre o tipo de tocha para corte plasma utilizada no equipamento;
- Verifique se a velocidade da máquina é adequada para a corrente elétrica do equipamento, já que a agilidade está diretamente ligada com essa capacidade máxima e gera impactos na produtividade;
- Saiba sobre a qualidade do corte para verificar se terá retrabalhos, precisão dimensional e poder definir o valor total dedicado ao investimento.
Quer mais detalhes e orientações de especialistas? Entre em contato com a Megaplasma agora mesmo!