Saiba tudo sobre o desgaste do eletrodo em plasma | MegaPlasma
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Saiba tudo sobre o desgaste do eletrodo em plasma

Saiba tudo sobre o desgaste do eletrodo em plasma

Conhecer os padrões normais de desgaste de um eletrodo de corte plasma permite que os técnicos possam identificar problemas. Continue lendo o blog da Megaplasma e saiba quais são eles.

Características dos eletrodos

Os eletrodos são consumíveis desenvolvidos para corte plasma que possuem design e função semelhante às velas de ignição automotiva. Emitem eletricidade de alta tensão e devem resistir às emissões de acordo com a temperatura de plasma, suportando jatos de gás em alta velocidade – é uma das peças que mais trabalha no sistema.

Geralmente, o eletrodo conta com um suporte de cobre ou composto de cobre/prata que contém um elemento emissivo de háfnio – metal com ponto de fusão elevado que sustenta arcos em ambientes de corte a ar e oxigênio.

Desgaste do eletrodo

O desgaste normal do eletrodo plasma consiste num ponto de erosão côncavo que se forma na extremidade do eletrodo que se desgasta de forma estável. O desgaste ocorre de alguns milésimos por vez, para uma polegada de profundidade de 1,0mm até 2,5mm dependendo da tocha de corte plasma e dos materiais dos consumíveis. Quando o ponto de erosão fica muito profundo, o arco se encaixa no material de suporte e o funde. Por sua vez, o eletrodo falha quando não consegue mais iniciar e sustentar o arco.

Eletrodo novo: Um eletrodo novo tem o corpo composto de cobre ou cobre/prata, com prata na parte da frente do eletrodo para corte plasma e cobre na parte traseira.

Desgaste normal: O ponto de erosão do háfnio fica centralizado e uniforme no centro do eletrodo – o que indica um bom alinhamento dos consumíveis para corte a plasma e a distribuição adequada do gás de plasma.

Desgaste prematuro: Quando o eletrodo sobre erosão entre o háfnio e o material do eletrodo (cobre ou prata) de forma descentralizada, por causa de desalinhamentos entre os componentes da tocha plasma, ocasionando também desgaste prematuro dos outros componentes do sistema.

A Megaplasma é sinônimo de confiança, durabilidade e flexibilidade. Possuímos flexibilidade em desenvolvimento de novos produtos e oferecemos condições de pagamentos facilitados. Entre em contato conosco e saiba mais sobre máquinas de corte a plasma e tochas e consumíveis .

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados