Por mais que as inovações tecnológicas tenham popularizado o corte a plasma recentemente, foi em 1957 que esse tipo de corte foi praticado pela primeira vez por técnicos e engenheiros em indústrias de diferentes segmentos. Além disso, é possível observar que após esse período, foram criadas as maiores invenções relacionadas ao corte de metais como mais uma prova da eficiência do corte plasma. Continue lendo e saiba mais sobre a máquina de plasma!
O processo do corte plasma
O corte a plasma é realizado por consumíveis de plasma específicos como o bico, arco plasma e tochas. Entenda um pouco mais sobre a importância de alguns desses consumíveis em uma mesa para corte a plasma:
- Eletrodo — O eletrodo de solda plasma une as peças (arco e tocha), comprime e protege o jato plasma;
- Bico — O bico de plasma possui um orifício por onde o arco do plasma atravessa para cortar os metais;
- Tocha — A tocha de plasma fornece o alinhamento e o arrefecimento;
Afinal, o que é plasma?
Ouvimos falar o tempo todo em indústrias sobre a tecnologia do corte a plasma, afinal, é indiscutível a qualidade e a precisão do corte realizado por essa máquina. Contudo, para entendermos como funciona o processo de corte, é necessário entendermos o que é o plasma.
Na escola aprendemos sobre os três estados da matéria: líquido, sólido e gasoso. O plasma é definido como o quarto estado da matéria, e a diferença entre eles é o nível de energia que cada um contém — fator que implica diretamente na temperatura.
Quando é adicionado uma grande quantidade de calor ao gás, acontece o quarto estado da matéria nomeado como plasma. Resumindo, o plasma mais conhecido como corte plasma é o gás ionizado, ou seja, a matéria passa por um processo de transformação dos átomos de carga neutra em seus respectivos íons.
Consumíveis de corte plasma é na Megaplasma
Desde 2000 oferecemos as melhores opções de consumíveis de corte plasma. Conte com a Megaplasma e garanta qualidade e um atendimento ágil e diferenciado com excelentes profissionais.