O corte a plasma possui um crescimento enorme no mercado industrial por conta das suas vantagens indiscutíveis de maior produtividade e precisão no corte de metais ferrosos e não ferrosos. Entretanto, para o manuseio deste equipamento é necessário cuidados especiais. Continue lendo o nosso blog e saiba mais!
Para manusear a máquina de corte a plasma o operador necessita ter atenção e usar EPI’s (Equipamento de Proteção Individual) em todo o processo.
Qual EPI utilizar ao operar uma máquina de corte a plasma?
Para garantir a segurança e evitar acidentes de trabalho, os EPI’s possuem e função de proteger os operários aos riscos que este equipamento os expõem ao manusear uma máquina de plasma para corte.
O uso é obrigatório e determinado pela NR 6 que descreve que todo dispositivo ou produto utilizado pelo trabalhador para a proteção de riscos devem ser de uso pessoal e intransferível.
Lembrando que o fornecimento dos equipamentos devem ser disponibilizados pelas empresas e eles são:
- Óculos de proteção — O corte plasma emite uma luz no processo que contém raios ultravioleta, podendo causar queimaduras nas córneas;
- Proteção respiratória — Por mais que as máquinas possuam alta tecnologia de corte a plasma, é necessário que o local do corte seja arejado ou possua sistema de exaustão em conjunto com a utilização de máscaras como forma de proteção respiratória. Esse cuidado é por conta dos gases e vapores que os metais soltam durante o processo;
- Vestimentas especiais — No processo de corte plasma manual é provável que alguns metais incandescentes respingue no operador. Sendo assim, é obrigatório a utilização de botas, perneiras, aventais, luvas, mangotes, perneiras para este processo.
- Protetor auricular — Por mais que a máquina de corte plasma não faça tanto barulho, alguns fatores externos como, polimento e descarrego de materiais podem causar problemas auriculares, sendo necessário a utilização de protetores.
Cuidados com incêndios
De acordo com o Instituto Sprinkler Brasil no ano de 2019 foram registrados 866 ocorrências de incêndios em locais comerciais e que não possuíam equipamentos de proteção contra incêndios instalados na estrutura.
Garantir a segurança de um ambiente nunca é demais, por isso é tão importante a instalação dos equipamentos para a segurança contra incêndios em indústrias. O metal líquido do corte plasma pode respingar e atingir uma serragem ou produtos inflamáveis, como as tintas.
Sendo assim, é necessário além de observar o local antes de qualquer procedimento, possuir equipamentos especiais de anti respingo de solda e possuir um extintor de CO₂ ao lado do ambiente da operação.
O estudo do local, os EPI’s e os equipamentos que devem ser instalados contra incêndio são definidos através de estudo apresentado em relatórios obtidos através do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) de cada empresa.
Conte com a Megaplasma
Conte com a Megaplasma para deixar seu ambiente de trabalho de corte de plasma mais seguro. Possuímos equipamentos como, anti respingo de solda, tocha de plasma e bico de plasma com o intuito de otimizar e assegurar o trabalho dos operários. Navegue em nosso site e conheça a variedade de consumíveis de plasma que possuímos. Entre em contato e solicite um orçamento!