O corte a plasma é uma técnica utilizada por grande parte das indústrias metalúrgicas. No corte de materiais como metal, aço, alumínio e outros condutores, o processo é aplicado para dar vida às secções com alta precisão.
No entanto, para que não haja perda de materiais ou gastos excessivos com a aplicação dessa técnica, o seu negócio precisa de planejamento e também desenvolvimento de hábitos corretos para o manuseio da máquina de corte plasma.
Apesar desse sistema de corte a plasma de alta definição ser um método rápido e eficiente, muitas indústrias encontram problemas e acabam não vendo os lucros da aplicação.
Para que isso não aconteça com você, que utiliza o cortador de plasma, a Megaplasma separou algumas dicas para deixar suas produções mais lucrativas. Confira!
1. Cuidados com a tocha de corte a plasma e seus consumíveis
É muito comum que, com o desgaste do bico de corte plasma, a troca dessa peça e de outros itens seja realizada.
Algumas indústrias acabam trocando as peças com mais frequência devido à má utilização da tocha de corte a plasma. Veremos como evitar isso mais adiante.
Fazendo o uso correto ou não, é certo que, em algum momento, você precisará trocar os bicos ou o bocal plasma. Por isso, faça a troca e montagem dos consumíveis da sua máquina com as mãos e o local limpos, livres de óleo, poeira e detritos sólidos.
Somente tomando este simples cuidado, você irá perceber um ganho na vida útil de seus consumíveis e uma melhora significativa na qualidade de corte de suas peças.
2. Faça a manutenção das mesas de corte plasma
Manutenção é chave do seu sucesso com o corte de plasma.
Se você já percebeu que o corte não sai como esperado ou a qualidade está fora do desejado, é bem provável que a sua mesa para corte esteja precisando de manutenção.
O que acontece é que as mesas nivelam o corte, e por estarem em contato constante com o material a ser cortado e também com respingos de solda, as mesas se desgastam e podem empenar.
Realize a limpeza e manutenção periódicas das mesas para garantir a qualidade do corte e, consequentemente, evitar a perda de materiais.
3. Aprenda a economizar consumíveis plasma
Os consumíveis representam um dos maiores gastos das indústrias que fazem uso da tecnologia de corte a plasma.
Como o próprio nome sugere, os consumíveis são consumidos naturalmente e com frequência. Porém, existem maneiras de economizar e não usar esses materiais sem necessidade.
Uma das formas de fazer isso, é não ligar a tocha sem necessidade. Toda vez que o equipamento é acionado, os consumíveis começam a funcionar como se estivessem realizando o corte.
Para não consumir tochas e consumíveis desnecessários, é importante estar atento às práticas de manuseio do equipamento pelos operadores.
Corte a plasma é com a Megaplasma!
Só a Megaplasma te ensina a lucrar com o corte e ainda oferece os melhores equipamentos, líquidos de arrefecimento, químicos e outros acessórios para a sua indústria. Invista no corte plasma e conte com a gente!