O corte a plasma é o método mais utilizado em corte de aço nas indústrias por diversas razões. Entretanto, o processo de oxicorte ainda é muito utilizado dependendo de cada particularidade do processo. Continue lendo e entenda a diferença entre corte plasma e oxicorte!
Como funciona o processo de oxicorte?
O processo de oxicorte separa os metais através de calor e da reação da oxidação com oxigênio puro. Esse processo ocorre basicamente pela aplicação da chama de aquecimento ao metal até atingir seu ponto de ignição.
A próxima etapa do oxicorte é a aplicação do jato de oxigênio puro para provocar a formação de óxidos líquidos de metais, gerando calor para sustentar o processo sequencial. A velocidade do jato de oxigênio promove a separação da base metálica em duas partes.
Desvantagens do oxicorte
O processo de oxicorte possui algumas desvantagens bem consideráveis para os processos industriais, por isso é mais utilizado em casos específicos sendo substituído por outros processos, como a própria máquina de solda plasma.
Veja abaixo as principais desvantagens do oxicorte:
- Inflexível — Não corta todo tipo de material, como aço inoxidável, alumínio e cobre;
- Dificuldade — Possui cilindros pesados e de difícil manuseio;
- Segurança — Utiliza gases inflamáveis, como o acetileno, e a chama do maçarico precisa ficar acesa durante todo o processo.
- Qualidade do corte — Diferente do cortador de plasma, o oxicorte deixa a peça com escórias e ondulações muito aparentes;
Como funciona o processo de corte a plasma?
A máquina de corte de plasma utiliza um bico com um furo para comprimir o gás ionizado em temperatura elevada até que por fim consiga cortar os metais. A tecnologia do plasma vem crescendo e podem ser variados entre corte plasma manual ou mecanizado.
É necessário fixar o material que será cortado em uma mesa de corte, posicionar o bico plasma da tocha na posição vertical em relação à peça e iniciar o trabalho de corte de acordo com o tamanho específico.
Benefício do corte a plasma
Não é atoa que esse procedimento é o mais utilizado em processos industriais em geral. A sua utilização está cada dia mais comum e vem substituindo outros processos, entenda o porquê:
- Qualidade do corte – É possível observar claramente que o corte plasma produz menos deformação na peça;
- Produtividade — A velocidade da máquina plasma é duas vezes maior do que a do oxicorte;
- Lucratividade — Por conta da rápida velocidade e do tempo gasto com o cortador de plasma os números financeiros relacionados a lucro aumentam significativamente;
- Segurança — Por utilizar o ar comprimido a operação de corte de plasma torna-se muito mais segura;
- Tecnologia — Os consumíveis de plasma estão em constante evolução por ser um equipamento já consolidado no meio industrial.
- Facilidade — O plasma não utiliza gases para regulagem e a tocha plasma é desenvolvida para ser arrastada, não sendo necessário o controle de altura;
- Flexibilidade — É possível realizar o corte em diversos tipos de aço, como o corte plasma inox, carbono, alumínio, inoxidável, cobre e entre outros.
Entre em contato com a Megaplasma
De acordo com o Confederação Nacional da Indústria, 20,2% é o número que representa a participação da indústria no emprego formal dos brasileiros. Somente o Brasil, representa 2,1% da produção industrial mundial. Sabendo desses números a Megaplasma entende a necessidade de novas tecnologias neste setor!
Entre em contato com a Megaplasma e solicite um orçamento! Possuímos 20 anos no mercado unindo tecnologia e qualidade sendo uma opção diferenciada no fornecimento de consumíveis para corte plasma para as regiões de todo país.