7 benefícios do corte a plasma em relação ao oxicorte

7 benefícios do corte a plasma em relação ao oxicorte

O corte a plasma é o método mais utilizado em corte de aço nas indústrias por diversas razões. Entretanto, o processo de oxicorte ainda é muito utilizado dependendo de cada particularidade do processo. Continue lendo e entenda a diferença entre corte plasma e oxicorte!

Como funciona o processo de oxicorte?


O processo de oxicorte separa os metais através de calor e da reação da oxidação com oxigênio puro. Esse processo ocorre basicamente pela aplicação da chama de aquecimento ao metal até atingir seu ponto de ignição.

A próxima etapa do oxicorte é a aplicação do jato de oxigênio puro para provocar a formação de óxidos líquidos de metais, gerando calor para sustentar o processo sequencial. A velocidade do jato de oxigênio promove a separação da base metálica em duas partes.

Desvantagens do oxicorte


O processo de oxicorte possui algumas desvantagens bem consideráveis para os processos industriais, por isso é mais utilizado em casos específicos sendo substituído por outros processos, como a própria máquina de solda plasma.
Veja abaixo as principais desvantagens do oxicorte:

 

  • Inflexível Não corta todo tipo de material, como aço inoxidável, alumínio e cobre;
  • Dificuldade Possui cilindros pesados e de difícil manuseio;
  • Segurança Utiliza gases inflamáveis, como o acetileno, e a chama do maçarico precisa ficar acesa durante todo o processo.  
  • Qualidade do corte Diferente do cortador de plasma, o oxicorte deixa a peça com escórias e ondulações muito aparentes;

Como funciona o processo de corte a plasma?


A máquina de corte de plasma utiliza um bico com um furo para comprimir o gás ionizado em temperatura elevada até que por fim consiga cortar os metais. A tecnologia do plasma vem crescendo e podem ser variados entre corte plasma manual ou mecanizado.

É necessário fixar o material que será cortado em uma mesa de corte, posicionar o bico plasma da tocha na posição vertical em relação à peça e iniciar o trabalho de corte de acordo com o tamanho específico.

Benefício do corte a plasma

Não é atoa que esse procedimento é o mais utilizado em processos industriais em geral. A sua utilização está cada dia mais comum e vem substituindo outros processos, entenda o porquê:

 

  • Qualidade do corte – É possível observar claramente que o corte plasma produz menos deformação na peça;
  • Produtividade A velocidade da máquina plasma é duas vezes maior do que a do oxicorte;
  • Lucratividade Por conta da rápida velocidade e do tempo gasto com o cortador de plasma os números financeiros relacionados a lucro aumentam significativamente;
  • Segurança Por utilizar o ar comprimido a operação de corte de plasma torna-se muito mais segura;
  • Tecnologia Os consumíveis de plasma estão em constante evolução por ser um equipamento já consolidado no meio industrial.
  • Facilidade O plasma não utiliza gases para regulagem e a tocha plasma é desenvolvida para ser arrastada, não sendo necessário o controle de altura;
  • Flexibilidade É possível realizar o corte em diversos tipos de aço, como o corte plasma inox,  carbono, alumínio, inoxidável, cobre e entre outros.

Entre em contato com a Megaplasma


De acordo com o Confederação Nacional da Indústria, 20,2% é o número que representa a participação da indústria no emprego formal dos brasileiros. Somente o Brasil, representa 2,1% da produção industrial mundial. Sabendo desses números a Megaplasma entende a necessidade de novas tecnologias neste setor!

Entre em contato com a Megaplasma e solicite um orçamento! Possuímos 20 anos no mercado unindo tecnologia e qualidade sendo uma opção diferenciada no fornecimento de consumíveis para corte plasma para as regiões de todo país.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados