Automação na indústria e o corte a plasma: Entenda essa relação

Automação na indústria e o corte a plasma: Entenda essa relação

A automação industrial é a tecnologia se destacando para realização de tarefas em meios industriais de mecanismos e funções que necessitam da otimização dos processos produtivos. Sendo assim, de uma forma geral, a automação é composta por sistemas de computação ou mecânicos que são responsáveis pelo comando e até mesmo controle das funções. Agora que você sabe o que significa a automação, quer saber onde o corte a plasma se encaixa nisso tudo?

Continue acompanhando nosso blog e entenda essa relação!

Automação Industrial

Quando falamos de automação industrial não nos referimos somente para otimização de máquinas e computadores, mas também sobre a qualidade, controle e segurança de operários que de alguma maneira fazem parte direta do processo. A máquina de corte a plasma representa muito bem essa união — automação de equipamento e tarefas humanas.

Através de um sistema de comando computadorizado, a tocha plasma realiza o corte sem que haja a necessidade do operador manusear diretamente o equipamento, resultando em um procedimento mais seguro, rápido e eficaz. Mas fique atento, esse processo não dispensa a supervisão de um funcionário, seus comandos e conhecimento para realizar o corte a plasma.

Objetivos da automação industrial

Um dos maiores objetivos é dar mais autonomia para os equipamentos e máquinas industriais, diminuindo possíveis esforços humanos e os utilizando para outras tarefas essenciais do processo. Sendo assim, com a constante evolução da tecnologia, é fundamental que fábricas, indústrias e até empresas incorporem as mesmas para que se mantenham competitivas no mercado.

Além disso, quando falamos do cortador de plasma para processos industriais, a agilidade dos processos podem refletir diretamente na produtividade e faturamento do estabelecimento. Entretanto, isso não significa que os processos manuais não possuem uma série de vantagens.

Corte a plasma manual

A tecnologia do corte a plasma por si só já é bem mais vantajosa e está na frente de muitos processos, por isso, é preciso estar atento ao segmento e até mesmo finalidade dos serviços que deseja fazer com o equipamento para verificar o que vale mais apena investir inicialmente.

De qualquer forma, a máquina de plasma para corte é destinada para trabalhos em folhas de aço, alumínio e outros metais eletricamente conducentes, com diferentes espessuras. Sendo assim, independente do método que escolha utilizar, é um dos melhores processos de corte da atualidade.

Corte a plasma é com a Megaplasma

A manutenção do equipamento também contará muito para que alcance o máximo de vantagens que essa técnica pode proporcionar, por isso, para tochas e consumíveis plasma acessórios e equipamentos, conte com a Megaplasma e mais de 20 anos de experiência para te atender de forma completa e por profissionais altamente qualificados. 

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados