5 curiosidades que você não sabia sobre a tecnologia do corte a plasma

5 curiosidades que você não sabia sobre a tecnologia do corte a plasma

O corte a plasma é a principal ferramenta de trabalho de muitos segmentos industriais, afinal, são inúmeras vantagens que proporcionam, resultado da evolução que o plasma sofre frequentemente com o auxílio da tecnologia.

A máquina de corte plasma, consumíveis a plasma e outros acessórios, deram um passo gigante na qualidade, velocidade de corte, no custo operacional e na facilidade de alcançar a melhor produtividade e lucratividade.

São tantas inovações que fica difícil acompanhar. Hoje, no blog da Megaplasma, separamos 5 curiosidades para você se aprofundar ainda mais nessa técnica e suas melhorias nos benefícios com o passar dos anos!

1-Velocidade do corte a plasma

Existem no mercado nacional e internacional, modelos de cortador de plasma que disparam a diferença de velocidade quando comparadas a qualquer outra técnica, como por exemplo: em um processo de 160 amperes (A), corta-se materiais de 10 mm duas vezes mais rápidos do que em máquinas de laser de fibra de 4 quilowatts (KW).

Além disso, a tecnologia do corte plasma trabalha com capacidade de cortar materiais condutores de eletricidade com espessura de 25mm em velocidades superiores a 1.900 mm/min (milímetros por minuto).

2-Capacidade de corte

O que era bom, pode ficar ainda melhor. Os modelos atuais de sistemas de corte plasma cortam aço-carbono, aço inoxidável, alumínio, latão, cobre ou qualquer outro tipo de material não ferroso, ampliando a finalidade de utilização de uma máquina de solda e de corte plasma.

Sem contar que para quem trabalha somente com materiais convenientes do metal, o avanço da tecnologia proporciona cortar até mesmo peças enferrujadas e sujas, o que antes era um problema.

3-Segurança e praticidade da tecnologia do corte a plasma

Já pensou poder conectar seu sistema de tocha para corte plasma com computadores, tablets e até mesmo celulares? A modernidade trouxe isso também ao nosso favor.

É possível monitorar a cortadora de plasma, configurar o processo e muitas outras funções através de um sistema de Wi-Fi em conjunto com recursos inteligentes que proporcionam segurança, economia e praticidade no dia a dia de trabalho.

4-Menos erro, mais produtividade

Uma das dores mais aclamadas por empresários e operadores de uma mesa de corte plasma era sobre o ajuste do chanfro. Os ângulos típicos de chanfro para tochas de plasma convencionais variam de 1 a 3 graus quando refere-se como “bom” e do corte e 3 a 8 graus quando refere-se como “ruim”.

Entretanto, para achar/encontrar esses números, é realizado uma espécie de “tentativa e erro”. Por isso, os modelos atuais de mesa corte plasma, utilizam de sistemas que fazem esse trabalho, permitindo cortar e fazer os tipos mais comuns de chanfro diretamente de sua mesa de corte.

5-Duração dos consumíveis plasma

De uma maneira generalizada, independente de qual a melhor máquina de corte plasma , os consumíveis plasmas precisam ser trocados, pois apresentam vida útil finita que podem variar de 2 a 5 horas.

As novas tecnologias do sistema, não dispensa a troca dos consumíveis para plasma, mas garantem um tempo de duração maior e mais produtiva por conta da combinação de velocidade, com o aumento de consistência do corte e qualidade final.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados