Curiosidades técnicas sobre o corte a plasma

Curiosidades técnicas sobre o corte a plasma

Se você acompanha o blog da Megaplasma já leu diversas vezes em nossos conteúdos que o corte a plasma é o quarto estado da matéria e que é produzido pela dissociação das moléculas de um gás, que depois de ionizado torna-se condutor de corrente elétrica.

Quer saber mais sobre as curiosidades da tecnologia do corte a plasma? Continue lendo nosso blog e para dúvidas e informações entre em contato com a nossa equipe!

A descoberta do corte a plasma

A primeira curiosidade, sem dúvidas, é sobre o surgimento do corte. O plasma foi desenvolvido na década de 50 por engenheiros que descobriram que podiam aumentar a temperatura de um gás, passando rapidamente por um choque elétrico.

Qualidade do corte

A qualidade do corte está relacionada diretamente com estado dos consumíveis da máquina de corte a plasma. Os consumíveis plasma são os acessórios responsáveis pelo funcionamento correto do equipamento e que precisam ser substituídos por conta do desgaste que ocorre com o tempo.

O gás utilizado para o processo de corte a plasma

Os gases mais comuns utilizados para o corte de metais são ar comprimido, oxigênio, nitrogênio e argônio-hidrogênio. Antes de escolher o gás para realizar o processo, é necessário levar em consideração os principais aspectos que deseja para o procedimento, como qualidade do corte, produtividade e economia.

Curiosidades técnicas

Podemos observar que com o passar do tempo o corte plasma está cada vez mais tecnológico, completo e consequentemente fazendo com que profissionais deixe de utilizar outros métodos.

Veja algumas curiosidades surpreendentes desse processo:

● O arco elétrico atinge uma temperatura de 10.000ºC — 30.000ºC para derreter o material e realizar a separação;
● O material a ser cortado deve ser um condutor de eletricidade, ou seja, os metais, que são ótimos condutores de eletricidade;
● O material a ser cortado é o pólo positivo e a tocha plasma é o polo negativo;
● Dependendo da espessura do material e do potencial da máquina sua velocidade de corte pode atingir quase 8.000 milímetros por minuto.

Pensou em corte a plasma pensou na Megaplasma

Fundada em 2000, a Megaplasma oferece a você uma opção diferenciada e de qualidade no fornecimento de consumíveis de corte plasma. Temos uma equipe de profissionais treinados para atender a todos com extrema agilidade e grandes estoques garantindo entrega imediata de nossos produtos.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados