A necessidade de cortar o metal faz com que haja uma grande variedade de processos que garanta que essa atividade tenha qualidade, economia e segurança. No entanto, nem todos os processos são adequados para todos os tipos de trabalho ou de metal, um método pode ser mais eficaz que o outro dependendo do caso. Um método por corte por plasma ou corte por jato de água pode ser o mais adequado para o seu projeto, entenda o porquê.
Acompanhe o blog da Megaplasma e veja as principais características de cada processo!
Características principais do corte por plasma
O corte a plasma é o processo realizado através do corte térmico — através do arco, ioniza e aquece o gás responsável por formar o plasma que é realizado o corte do material. O arco é criado na tocha plasma através do uso do eletrodo tungstênio que faz parte do circuito elétrico em conjunto com a tocha e a braçadeira de aterramento. O plasma ionizado pelo tungstênio fica superaquecido e interage com o terra.
O corte plasma realiza cortes de alta qualidade e com altíssima velocidade comparado com outras técnicas. Além disso, é o método mais completo e que trabalha com diferentes tipos de metais que conduzam eletricidade, sendo assim, esse procedimento não se limita ao aço e ferro fundido como outros processos.
A máquina de corte para plasma é indicado para cortes de alta qualidade em metais com menos de 4 polegadas de espessura.
Características principais do corte a jato de água
Diferente da máquina de corte a plasma, o corte a jato de água é um processo de corte mecânico que implica em um fluxo de água de alta velocidade em conjunto com a alta pressão para realizar o corte dos materiais.
Quando falamos de materiais mais duros e difíceis de cortar, como metais, normalmente é adicionado um material abrasivo à água para aumentar a capacidade de corte e ajudar a aumentar as velocidades de deslocamento. O excesso de água e material que é perdido durante o processo de corte é coletado em um tanque no lado do material oposto à cabeça de corte a jato de água.
O corte por jato de água é o oposto do cortador de plasma — não é indicado para cortes espessos em metais duros, ou seja, metais mais grossos e duros podem reduzir a velocidade de corte e também comprometer a qualidade final do procedimento. O equipamento de corte por jacto de água também requer um pouco mais de manutenção quando comparado com outros processos.