Importância do gás na solda plasma

Importância do gás na solda plasma

A solda plasma se caracteriza pelo processo de constrição do arco que forma um perfil de arco colunar e esbelto com aumento da velocidade do jato plasma.  Este perfil de arco plasma possibilita maior concentração de calor e aproveitamento da temperatura.

Perfil do arco  e a alta velocidade do jato de plasma atuam em conjunto para conferir rigidez, estabilidade direcional e alta concentração de energia e arco plasma.

No processo de soldagem de arco plasma são utilizadas duas fontes de gás para soldagem. O gás plasma é uma gás inerte que envolve o eletrodo de tungstênio dentro da tocha plasma. Na soldagem o gás é aquecido e ionizado para formar a coluna do arco.

O gás de proteção protege a solda contra a contaminação do ar atmosférico, podendo se inerte ou ativo.  O gás flui por um bocal externo, envolve a área da peça sobre a qual o arco incite formando uma barreira protetora que impede  o contato entre a poça de fusão e o ambiente. Gases com baixo potencial de ionização como o argônio, podem sofrer  ionização parcial, gerando alargamento da coluna do arco. 

Funções dos gases no corte plasma

Dependendo do tipo de de processo, serão utilizados variações de gases. 

O gás plasmogénico é uma mistura gasosa que pode ser usada para gerar o arco plasma e efetuar o corte plasma.  Pode ser dividido em gás de ignição e gás de corte. 

O gás de ignição tem função de facilitar a ignição e influi na vida útil do catodo.

 

Após a ionização, o gás de corte torna-se condutor e produz o arco elétrico. O arco elétrico funde o material que se desprende ao incidir sobre o gás de corte a grande quantidade.

O gás de marcação é usado para marcar com plasma, enquanto o gás secundário envolve o plasma e melhora a qualidade do corte.

Tipos de fases usados na solda plasma:

  • Azoto
  • Oxigénio
  • Ar
  • Misturas  

Ao usar  a tecnologia de corte e solda plasma é preciso prestar atenção nos gases envolvidos no processo.  Cada tipo de material exige corte em certa espessura, que por sua vez precisa de um gás específico.

Se você precisa de ajuda para escolha de consumíveis plasma e máquinas de corte plasma, entre em contato com nossos representantes.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados