Importância do líquido de arrefecimento no corte a plasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Qual a importância do líquido de arrefecimento para o processo de corte a plasma?

Qual a importância do líquido de arrefecimento para o processo de corte a plasma?

Em qualquer ação que realizamos, pequenos detalhes durante o processo fazem diferença, não é mesmo? Com o corte a plasma isto também se aplica! Para se ter qualidade e máximo aproveitamento de trabalho, o líquido de arrefecimento tem um papel fundamental para alcançar esses objetivos.

Sabemos também que os consumíveis plasma e sua troca constantemente são responsáveis pelo funcionamento e qualidade final do corte plasma, mas há também outros fatores que facilitam para manusear a cortadora de plasma, e hoje vamos falar um pouco dele: fluído de arrefecimento.

Acompanhe o blog da Megaplasma e entre em contato conosco para dúvidas e informações !

O que é líquido de arrefecimento?

É mais fácil explicarmos como funciona o líquido de arrefecimento do que basicamente o que ele é. O líquido de arrefecimento protege o sistema contra corrosão, aumenta o ponto de ebulição e diminui o de congelamento da água dentro de um sistema pressurizado.

Sendo assim, podemos caracterizá-lo como, líquido refrigerante, que troca calor com as superfícies em que entra em contato, onde aumenta a temperatura quando passa pela tocha plasma, e perde calor quando passa pela radiação, convecção e condução.

Como funciona o fluido de arrefecimento no corte a plasma?

O que muitos não sabem, é que o fluído de arrefecimento é muito utilizado em automóveis. Para o funcionamento de um carro é preciso realizar manutenções periódicas, como por exemplo, com o motor. Esse sistema precisa operar em um regime de temperatura controlado e, para isso, um sistema de arrefecimento preservado é importantíssimo

No corte com plasma ocorre basicamente a mesma coisa. A energia sai do arco na forma de raios ultravioletas intensos. O calor converge para fora da tocha de plasma e das peças por meio do gás ou ar em movimento. Dessa forma, resultando em um sistema de resfriamento da água e conduzindo o calor para longe das peças da tocha de corte plasma.

O que acontece se eu não usar líquido de arrefecimento no corte a plasma?

Você já andou em um carro que superaqueceu? Na hora é preciso encostá-lo, esperar esfriar e tentar entender o problema, chamar guincho, colocar água e mais um monte de ação que demanda tempo e dinheiro, com uma cortadora de plasma acontece parecido. Entenda!

Quando o sistema da máquina de corte a plasma superaquece, rapidamente é causado um desgaste nas peças da tocha de plasma e, em um curto período de tempo, a queima da tocha e dos cabos. 

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados