Desde que foi inventado, na década de 50, o corte plasma vem evoluindo e sendo incorporado às novas tecnologias – o que faz com que seja sempre uma opção para corte de metais.
Destinadas para cortar chapas de aço, alumínio e que são eletricamente conducentes, as máquinas de corte são potentes com alta precisão nos cortes e velocidade, mas os motivos para usar não param por aí, continue lendo nosso conteúdo e descubra as vantagens em optar por essa técnica.
Motivos para usar corte plasma
A velocidade do corte a plasma é muito mais rápida se comparada ao oxicorte e outros processos.
- Um tempo menor para corte do metal resulta em maior produção em um tempo menor;
- Essa função oferece maior controle do trabalho, pois, utiliza ar comprimido e não é necessário ajustar a mistura de gases inflamáveis;
- A utilização do ar comprimido e a dispensa de ajuste da mistura de gases inflamáveis oferece maior segurança na operação;
- É um corte limpo não deixa escória;
- Por não deixar escória, não é necessário usar abrasivos para acabamento;
- Possibilita o corte de metais com diferentes espessuras;
- Ao contrário do oxicorte, perfura sem a necessidade de pré-aquecimento;
- Risco reduzido de deformação térmica na zona de corte;
- É de fácil manuseio;
- Capacitação do operador para máquina de corte plasma facilitada.
Para realizar o processo de corte plasma, é preciso de alguns equipamentos: Fonte geradora alimentada por energia elétrica, gás a ser ionizado e ser o meio condutor do arco elétrico, tocha plasma e grampo terra que fecha o circuito elétrico.
Acesso o site da Megaplasma e confira as máquinas de corte e consumíveis plasma de produção própria. Fundada nos anos 2000, já somos referência em tochas e consumíveis.