O que é a tocha a plasma?
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow

O que é a tocha a plasma?

Dentre os tipos de cortes de metais mais utilizados atualmente, o corte a plasma é talvez o principal. Esse procedimento é altamente tecnológico e extremamente eficiente para as indústrias que o utilizam.

Um dos equipamentos responsáveis por essa eficiência é a chamada tocha de plasma. Para saber mais sobre ela, leia o texto a seguir.

Sobre a tocha

A tocha de plasma é um consumível plasma que utiliza energia elétrica para criar um jato de plasma altamente aquecido e ionizado. O plasma é considerado o quarto estado da matéria e consiste em um gás altamente energizado no qual os átomos se separam em íons e elétrons. 

Ela é composta por um eletrodo central, conhecido como cátodo, e um bocal de cobre circundante, chamado de ânodo. Quando uma corrente elétrica é aplicada entre esses dois eletrodos, ocorre uma descarga elétrica que ioniza o gás que flui pela tocha. Isso cria um jato de plasma extremamente quente, que pode atingir temperaturas de até 30.000 graus Celsius.

As utilidades

Uma das principais vantagens da tocha de plasma é a sua capacidade de cortar e soldar materiais. Ao direcionar o jato de plasma para um material, como metal, o calor intenso do plasma derrete o material e o jato de gás de alta velocidade remove os resíduos. Esse processo é amplamente utilizado na indústria metalúrgica para cortar chapas metálicas e realizar soldagens precisas.

A tocha de plasma é também usada em processos de revestimento de materiais. O calor do plasma é capaz de fundir pós metálicos ou cerâmicos, permitindo a criação de camadas protetoras ou decorativas em superfícies de objetos. Esse processo é comumente utilizado na indústria automotiva, aeroespacial e de construção.

Além disso, ela serve na fabricação de semicondutores, na produção de materiais avançados, como filmes finos e nanomateriais, e em várias outras aplicações, como a limpeza de superfícies e a decomposição de poluentes.

Procure a Megaplasma

Para você que tem interesse em realizar o melhor corte de plasma e contar com um dos equipamentos, procure a Megaplasma. Somos uma empresa referência na área e temos diversos tipos de tocha a plasma, como a tocha de plasma PT 31.

 

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados