O corte a plasma é usado para corte de chapas de metal, alumínio e outros metais condutores de eletricidade. Além de poder ser utilizado para o corte de metais de diferentes espessuras, essa tecnologia apresenta ótima produtividade e precisão.
No entanto, como nada é perfeito, o corte de plasma está sujeito a defeitos, seja pela utilização de consumíveis de má procedência, falta de habilidade do operador ou outras variáveis. Hoje, a Megaplasma, irá tratar sobre os principais defeitos do corte a plasma que podem surgir o sistema de resfriamento, com a tocha plasma, bomba e motor.
Tocha Plasma
Podemos listar três defeitos principais com a tocha para corte a plasma. O primeiro deles diz respeito ao entupimento da tocha. A obstrução causada por partículas derretidas de cobre, tendem a reduzir e até mesmo interromper a vazão do líquido de arrefecimento.
A tocha de plasma não pode ser superaquecida – que pode acontecer caso o tubo de água esteja torto, danificado em sua extremidade ou ainda mal rosqueado, e que provavelmente ocasionará na redução da vazão do líquido de resfriamento.
Além da tocha entupida e problemas com o tubo de água, a tocha para plasma ainda pode apresentar vazamentos de líquido de resfriamento, em função de anéis retentores mal vedados ou com defeito.
Líquido Refrigerante
O líquido refrigerante apresenta dois problemas mais comuns. O primeiro diz respeito à contaminação do líquido que com o tempo pode apresentar pedaços de mangueira, fios, sujeiras de peças e ferrugem. A eficiência do fluido refrigerante é comprometida, e neste caso, faz-se necessária a troca de filtro e aquisição de um novo líquido refrigerante.
O líquido refrigerante precisa atender aos requisitos de condutividade do sistema, caso não o faça, em caso de resistividade baixa, a eletricidade é conduzida pelo líquido de resfriamento da tocha, ocasionando uma partida dificultosa quando a mesma abre o arco entre o eletrodo e o bico.
Motor da Bomba
O motor da bomba de uma máquina de plasma possui vida útil considerável, a menos que seu sistema sofra com obstruções que ocasionem em dificuldades de operação tanto no motor quanto na bomba.
Geralmente, os defeitos que surgem estão associados a problemas na bomba, seja pelo desgaste natural das palhetas de carbono, que se dá pela fricção e calor do uso contínuo, ou mesmo pelo desgaste excessivo. O calor excessivo da bomba pode fazer com que ela apresente falhas. Um dos principais motivos é o desgaste dos rolamentos.
Por último, o entupimento do filtro da bomba por partículas também é motivo para o surgimento de defeitos.
Utilizar consumíveis plasmas de qualidade faz grande diferença no resultado do corte a plasma e na vida útil da máquina de corte a plasma. Para comprar consumíveis para corte a plasma de procedência entre em contato com a Megaplasma.