Saiba como funciona o corte a plasma | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Saiba como funciona o corte a plasma

Saiba como funciona o corte a plasma

O corte a plasma é o principal instrumento de trabalho em muitas áreas industriais. Com o apoio da evolução tecnológica que vem sofrendo,  a técnica de corte a plasma proporciona diversas vantagens.

A qualidade e a velocidade do corte, bem como seu custo operacional, podem ser definidas como as principais mudanças e benefícios da técnica. Conheça mais sobre o assunto.

O corte a plasma consiste em um procedimento que utiliza um bico com um orifício que comprime o gás ionizado em alta temperatura, tornando apto para cortar seções de metais. A técnica  é usada, principalmente, em aço carbono, aço inoxidável e alumínio. Os metais, no entanto, precisam ser eletricamente conducentes.

A tecnologia do corte a plasma

Como falamos, a tecnologia é um elemento importante para a evolução e eficiência do corte plasma. Por meio do calor liberado pela tocha de plasma, é criado um aquecimento em formato de arco, que transpassa o gás ionizado. Isso gera um corte em velocidade e com precisão.

A preparação de juntas para soldagem, exemplificando, exige uma boa qualidade e procedimento limpo de corte, e utiliza esta categoria de corte.

Vantagens do corte a plasma

O corte a plasma apresenta muitas vantagens, por isso, é cada vez mais usado nas indústrias. Dentre os benefícios, podemos citar a grande velocidade do corte, quando comparada com outros processos, como o oxicorte. Por usar ar comprimido, é possível controlar melhor o trabalho, o que torna a operação mais precisa e segura.

O corte, no que lhe concerne, é limpo e não deixa escória, além disso, não requer o uso de esmeril para acabamento posterior. Corte a plasma também diminui o risco de deformação, em razão da propagação térmica na zona de corte e é eficaz no corte de diferentes espessuras.

Economia

Em algum momento da vida, você já deve ter ouvido a frase “tempo é dinheiro”, não é mesmo? Pois bem! A agilidade que o cortador de plasma proporciona, aumentar a produção. Assim, mesmo que o investimento no equipamento seja elevado, seu resultado gera ganho de tempo. Ainda evita o desperdício de materiais.

Funcionamento do corte a plasma

O corte a plasma funciona da seguinte forma: após fixar o metal a ser cortado, é necessário direcionar o bico da tocha na posição vertical em relação à peça de trabalho. Depois, inicia-se traçando as bordas e então é só prosseguir conforme as medidas demandadas. Algumas das vezes, o corte pode iniciar no meio da chapa, com o bico inclinado. 

São usados equipamentos de fornecimento de energia para a atividade. Por exemplo, fonte geradora de energia alimentada por eletricidade e grampo terra para fechar o circuito elétrico.

Por fim, podemos concluir que investir em corte a plasma traz diversos benefícios, como eficiência, segurança e economia. A técnica, portanto, é reflexo da alta tecnologia que vem sendo inserida no equipamento. Nos últimos anos, está substituindo processos mais lentos ou que apresentam maiores custos operacionais.

Está pensando em adquirir uma máquina de corte a plasma? Na Megaplasma tem! Produtos rigorosamente fabricados, que garantem ótimo desempenho e durabilidade. 

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados