Máquina de corte a plasma: saiba tudo | Megaplasma
AnyConv.com__AnyConv.com__A-85 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-com-as-3-maquinas-scaled (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-050501 (1)
AnyConv.com__AnyConv.com__banner-0101 (1)
previous arrow
next arrow
Saiba sobre segurança, normas e técnicas ao operar máquina de corte a plasma

Saiba sobre segurança, normas e técnicas ao operar máquina de corte a plasma

Por mais que a máquina de corte a plasma possua vantagens indiscutíveis, existem normas regulamentadoras que devem ser seguidas na operação desta máquina com o intuito de prevenir acidentes de trabalhos e garantir sua operação de forma correta. Continue lendo e saiba como um soldador deve operar a máquina com segurança com embasamento nas normas!

Normas regulamentadoras para máquina de corte a plasma

Você sabe qual é a norma regulamentadora que estabelece como a máquina de corte a plasma deve ser operada? É comum encontrarmos em diferentes segmentos trabalhistas a operação de máquinas e equipamentos, entretanto qualquer operação deve ser realizada de acordo com os dizeres da NR 12.

O objetivo da NR 12 é estabelecer medidas de segurança para proteção física dos soldadores no caso da operação do cortador de plasma. As cláusulas da norma é destinada para fases de operação e projeto, ou seja, as regras valem para fábricas e operadores.

As normas devem ser seguidas sem restrições por todos os funcionários que operam o equipamento de alguma forma. Se a empresa ou o funcionário não estiver de acordo com as especificações, a empresa fica suscetível à multas aplicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Segurança para o corte a plasma

A segurança para realizar o corte a plasma é obrigação da empresa e do operador. Por isso, é necessário cuidado e atenção especial das duas partes — trabalhando juntos para garantir que não haja acidentes por falta da utilização do EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Para saber qual EPI deve ser utilizado ao operar uma máquina de corte de plasma o ideal é realizar um estudo sobre o ambiente de trabalho e as funções realizadas pelos operários através do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Técnicas para o corte a plasma

As técnicas para operar esse equipamento está basicamente relacionada a cursos e especializações profissionais constantes. Afinal, essa máquina de solda plasma passa o tempo todo por avanços tecnológicos a fim de garantir qualidade no corte da peça, mas também segurança e otimização do tempo do operador.

Segurança para o corte a plasma

Conte com a Megaplasma para consumíveis e equipamentos de tecnologia de corte a plasma, possuímos experiência de 19 anos, certificado ISO 9001 de gestão de qualidade e realizamos entregas em todo o Brasil. Navegue em nosso site e conheça os nossos produtos!

Confira nossos produtos

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados