Como cortar com plasma

Como cortar com plasma

O corte plasma utiliza um bico com orifício e gás ionizado com alta temperatura para cortar metais em aço carbono, alumínio e aço inoxidável. No processo de corte, o arco plasma derrete o metal e a alta velocidade do gás elimina o material derretido. Continue lendo e saiba mais sobre as técnicas de operação de corte de metais por plasma.

Processo de corte plasma

O primeiro passo para cortar metais com corte a plasma é fixar o grampo terra/obra para que seja possível fazer a transferência do arco plasma. Em seguida, posicione o bico da tocha na posição vertical em em relação a peça a ser trabalhada. O corte deve começar a ser feito a partir da borda da peça. Em seguida, é preciso prosseguir o corte do material nas dimensões necessárias para o trabalho – é recomendável usar guias e esquadros para produzir linhas retas ou em conformidade ao esperado.

Cortes que iniciam no meio da chapa ou em caso de necessidade de produzir furos, o mais indicado é usar corte com bico inclinado.

O corte a plasma é atendido pelos seguintes mercados:

● Funilarias;
● Estruturas Metálicas;
● Caldeirarias;
● Soldagem – corte e preparação dos conjuntos a serem soldados;
● Autopeças & automotiva;
● Manutenção em geral;
● Usinas Siderúrgicas;
● Carrocerias metálicas;
● Sucata & Ferro e Aço;
● Corte de: aço carbono, aço inoxidável, alumínio, cobre e ferro fundido.

Recomendações para o corte plasma

É importante usar consumíveis de boa qualidade para garantir o melhor resultado possível de corte. Outro ponto importante é que o bico e o eletrodo estejam sempre limpos, sem respingos do material.

Não bata com a tocha na bancada para retirar o material aderido aos consumíveis. Deixe a corrente de corte pré-regulada com pressão do ar mínima 0,4 Mpa e máxima de 0,6 Mpa.

Visite o site da Megaplasma e confira todas as opções de tochas e consumíveis plasma.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados