Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Veja como funcionam máquinas de corte a plasma

Veja como funcionam máquinas de corte a plasma

Atualmente no mercado estão disponíveis várias tecnologias para realizar o corte de metais. Porém, para alcançar os resultados mais eficientes possíveis, as empresas têm investido bastante em procedimentos de corte a plasma bem mais do que em outros cortes. 

Isso não é por acaso. Esse formato é bem mais lucrativo e vantajoso em comparação aos demais, logo seu custo-benefício se torna algo bem atraente. Algo que é válido para qualquer empresa.

Dito isso, veja a seguir um pouco mais sobre o corte de plasma e entenda como operam as máquinas usadas nesse corte.

O que é corte a plasma?

O corte a plasma, como dito anteriormente, é um dos vários procedimentos existentes de cortes de metais.

Esse modelo de corte foi se aprimorando ao longo dos anos à medida que recebia novas tecnologias. O sistema de jato coaxial de ar em sistemas manuais é um exemplo disso.

Além disso, vale destacar que existem várias vantagens que o corte de plasma traz em relação aos seus concorrentes, como:

  • Economia;
  • Redução do risco de deformação das peças;
  • Grande velocidade de corte.

Quanto ao procedimento do corte em si, os equipamentos necessários para realizá-lo incluem:


O que são máquinas de corte a plasma?

Uma máquina de corte a plasma é utilizada para realizar cortes de metais como aço e alumínio.

Existem três tipos de máquinas:

  • Máquinas de controle numérico computadorizada: Consideradas as máquinas mais avançadas, e pesadas, do ramo de corte a plasma. Os equipamentos contam com uma tocha de plasma fixa, a qual é controlado por computador, automatizando o processo. Neste caso, o corte das peças pode ser pré-programado em formatos e dimensões conforme o desejo do cliente;
  • Sistema de contato de alta frequência (HF): são os primeiros modelos de máquinas de corte a plasma e tinham funcionamento manual. Elas funcionam através de uma faísca que se forma no seu interior, a qual transforma – posteriormente – o gás armazenado em plasma que, através de um bocal, aquece e funde o metal selecionado.
  • Máquinas arco piloto: um circuito elétrico altamente eficiente cria uma faísca muito pequena, de alta intensidade no interior do corpo do maçarico de plasma, resultando na geração de uma pequena quantidade de gás plasma antes do bocal mesmo tocar o metal. Este método é utilizado com máquinas CNC para reduzir os problemas que podem ser causadas por alta frequência da eletricidade reagir com máquinas computadorizadas e geralmente produz um corte de metal muito mais limpo, afastando quaisquer detritos

 

Conte com a Megaplasma!

Caso você tenha interesse em adquirir serviços e equipamentos relacionados a corte a plasma, como o antirrespingo de solda e o líquido de arrefecimento, conte com a Megaplasma! Aqui temos profissionais altamente qualificados e fazemos de tudo para que o cliente sempre fique satisfeito.

Portanto, da próxima vez em que quiser consultar uma empresa referência na área, não perca tempo e conte conosco!

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados