Veja como melhorar a qualidade do corte a plasma

Veja como melhorar a qualidade do corte a plasma

Uma parte significativa do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro é gerado pelo setor de metais e demais substâncias extraídas do meio-ambiente. Para a utilização desses elementos, faz-se necessário o corte a plasma, que está se destacando no mercado. Hoje, é um dos principais métodos de secção de metais, devido, principalmente, à sua enorme precisão e velocidade.

No entanto, para os benefícios surtirem resultado, o corte de plasma exige qualidade em sua execução. Por isso, é preciso conhecer os critérios de otimização que são fundamentais para o objetivo final. Acompanhe a leitura e veja quais são eles!

Use consumíveis de qualidade

É extremamente importante que o equipamento de corte usado conte com consumíveis para plasma de alto nível. Comumente, consumíveis de qualidade apresentam maior duração e têm melhor desempenho na operação. 

A capacidade de corte está diretamente relacionada com os materiais usados. Quando for perceptível o desgaste dos consumíveis, é essencial trocá-los.

Selecione corretamente os consumíveis e a amperagem

Conhecer os consumíveis e saber qual a amperagem escolher para determinadas espessuras de chapas são tarefas indispensáveis. Para alta velocidade, use alta amperagem e bico de plasma maior. Já para maior qualidade, utilize bico pequeno e baixa amperagem.

Monte a tocha de forma adequada

No corte plasma também é preciso que a tocha plasma seja montada de forma adequada, com a finalidade de obter mais qualidade. Bem como nos demais processos de soldagem em que o acessório é utilizado. Algumas dicas são:

  • Tenha certeza do alinhamento;
  • Use apenas a quantidade de lubrificante necessária; 
  • Não force a capa de proteção.

Defina os gases certos para utilizar no corte a plasma

A seleção apropriada dos gases também é crucial. Essa informação, portanto, você pode conferir no manual do operador, no guia de configuração rápida ou no guia de referência ao lado da fonte.

Afinal, com os gases corretos, a produtividade com certeza será maior e os riscos do procedimento serão minimizados.

Posição da tocha e direção do corte

Posicionar a tocha para corte a plasma adequadamente proporciona uma melhor qualidade. Ademais, é importante entender que o lado direito da peça de corte sempre será a usual. Quando se pretende fazer um furo, é necessário cortar em sentido anti-horário.

Por fim, percebe-se que, para melhorar a finalização do corte a plasma, não é preciso somente de um macete. A qualidade depende de uma união de fatores, que engloba os materiais utilizados e também a operação em si.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados