Para quem não conhece, a plasma é um estado de matéria sem forma ou volume específicos. E é acionada quando a mesma é enviada como se fosse um gás a um dispositivo chamado tocha corte plasma, criando uma corrente elétrica altamente carregada e de alta temperatura, isso possibilita que o plasma corte facilmente placas metálicas.
Existem tipos e sistemas de corte diferentes, dependendo do que você quer fazer, e é o que veremos com mais detalhes a seguir.
Corte a plasma com máquina HF (sistema de contato de alta frequência)
Esse tipo de máquina de corte plasma funciona mais em metais eletricamente bons, através do auxílio de um operador.
Mas a máquina HF funciona a partir da faísca que consegue se formar dentro da máquina, e a mesma se transforma no gás em plasma, aquecendo e cortando o metal escolhido.
Máquinas de controle numérico (CNC)
Estes equipamento de CNC são os mais utilizados quando se trata de cortes em metais de diversos formatos e tamanhos, e essa técnica guia o bico para máquina de plasma, fazendo o corte da maneira correta.
A vantagem da técnica de corte a plasma CNC, é a realização de cortes padronizados de bem rápidos, acelerando o seu trabalho, e trazendo um bom resultado. Além disso, existem softwares certos que auxiliam na execução de CNC sem nenhuma intercorrência através de códigos que padronizam os cortes da máquina.
Máquinas Arco Piloto
Esse tipo de corte conta com um circuito elétrico muito forte e eficiente, onde cria-se uma faísca bem pequena, porém com uma intensidade elétrica muito grande que faz a máquina fazer cortes precisos com facilidade. Além disso, pela alta intensidade energética dentro da máquina, cria-se o gás de plasma antes mesmo do bico de corte plasma encostar no metal.
Esse estilo de corte também é utilizado por máquinas CNC, que ajudam a reduzir a alta intensidade elétrica, evitando certos acidentes. Esse estilo de corte acaba sendo mais limpo, delicado e fundo, fazendo com que não fique nenhum detrito para trás.