No mercado atualmente é possível encontrar diversos tipos de procedimentos e operações que realizam o corte de metais, e o corte a plasma é um deles.
É preciso destacar, no entanto, que, dentre os tipos existentes, esse acaba por ser o mais eficiente e confiável. Muito por conta das suas características e funcionalidades exclusivas.
Para você que tem interesse em entender mais sobre o corte em si e também os motivos que fazem ele ser tão eficiente, basta ler o texto a seguir. Explicaremos cada detalhe.
O plasma como estado da matéria
Muitas pessoas não têm esse conhecimento, porém, o plasma é tido como um quarto estado físico da matéria.
Por mais que não seja comum encontrar esse estado no cotidiano como ocorre com o líquido, gasoso ou sólido, é preciso ressaltar que o plasma está presente em 99% de tudo o que há no universo.
Ele é originário de uma substância que, em seu estado gasoso, se aquece até atingir um valor bem alto de temperatura. Isso faz com que a agitação molecular ultrapasse a energia de ligação responsável por manter os elétrons em órbita do núcleo do átomo.
O corte a plasma
Para aqueles que não tem conhecimento nenhum sobre o assunto, o corte a plasma é, como citado anteriormente, um processo de corte de metais.
Da mesma forma que o oxicorte, o corte a laser, e entre outros cortes, ele ficará encarregado de cortar seções e partes de metais que irão ser úteis dentro do universo industrial.
Através de um bico de plasma, a máquina de corte a plasma irá constringir uma quantidade de gás (ionizado) e isso irá criar um “jato” responsável por realizar o corte em si.
A tecnologia
Como citado anteriormente, esse procedimento de corte é o mais eficiente entre todos os processos.
Tudo isso muito por conta da tecnologia envolvida, afinal, desde a sua criação, foi o processo que recebeu inovações e novidades. Passando a ser continuamente utilizado em vários setores, como automobilístico, por exemplo.
Vale destacar que muito dessa tecnologia é vista nos chamados consumíveis plasma, que são:
- Tocha de Plasma: responsável por gerar o arco plasma e tornar o corte mais preciso.
- Bico de Plasma: apoia a tocha para que o jato permaneça estável durante o corte
- Eletrodo de Plasma: conduz carga negativa CC da fonte de alimentação por meio da tocha;
- Difusor de plasma: “manuseia” o arco de plasma para extrair a sua maior eficiência
- Bocal de Plasma: guia a tocha até o bico de plasma e protege os consumíveis da escória.
Mas afinal, por que é eficiente?
Por meio de toda essa tecnologia, a eficiência acaba sendo uma das principais características trazidas pelo procedimento. Isso porque ele consegue produzir os seguintes quesitos:
- Maior velocidade na realização do corte;
- Grande número de metais que podem ser cortados (praticamente todos os condutores estão envolvidos);
- Maior precisão no corte;
- Maior segurança na realização do corte.
É preciso ainda apontar que uma máquina de corte a plasma costuma ser mais barata do que a de outros tipos.
Procure a Megaplasma
Para você que tem interesse em descobrir mais sobre o corte a plasma ou comprar um equipamento para o corte, como a mesa CNC para corte a plasma, conte conosco. Desde os anos 2000 oferecemos opções diferenciadas nesse mercado e produzimos produtos com a mais alta qualidade através de um alto nível de tecnologia.