Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Bocal de plasma e sua importância para a qualidade do corte

Bocal de plasma e sua importância para a qualidade do corte

O processo de corte a plasma foi desenvolvido nos anos de 1950, se tornando extremamente utilizado pelo setor industrial. O motivo é sua alta aptidão para cortar metais condutores de eletricidade, especialmente os metais não ferrosos, que não podem passar pelo oxicorte. 

Com o passar do tempo, cientistas descobriram que quando o diâmetro do bocal é diminuído, as propriedades presentes nos materiais de soldagem se alteram. Isso fez com que essa ferramenta fosse aprimorada e se tornasse um elemento crucial. O bocal de plasma é extremamente importante para a operação e interfere diretamente na qualidade do corte.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Entenda o que é o corte a plasma

O corte plasma é efetuado por meio do uso de um bico com um orifício. Esse bico tem o papel de comprimir o gás ionizado em uma temperatura considerável até que seja possível seccionar metais. Entre eles, estão o aço carbono, aço inoxidável e alumínio, que são eletricamente condutores. 

O arco plasma, uma vez que entra em contato com o metal, derrete e, ao mesmo tempo, a velocidade do gás retira o material derretido. Assim, faz um corte limpo e preciso. Esse processo pode ser feito em uma mesa plana ou então com a utilização de tartarugas de corte e mesa CNC para corte plasma. Podem ser incorporados diversos dispositivos de automação para dar mais versatilidade.

O método é capaz de ser aplicado em variadas atividades e em metais de diferentes espessuras. É relevante, entretanto, empregar o gás correto para o corte de cada material para atingir o sucesso na operação.

A função do bocal de plasma

Como dissemos, a operação na máquina de corte a plasma ocorre através do gás que o eletrodo negativo contém. Desse modo, é produzido um arco elétrico que ioniza o gás e, por fim, cria o que chamamos de plasma. A temperatura exacerbada é a responsável pelo corte e o bocal tem a função de direcionar corretamente o plasma.

Quando são usados consumíveis de alta qualidade, têm-se as seguintes vantagens:

  • Corte limpo, com qualidade;
  • Velocidade excelente quando comparada a outros métodos;
  • Economia de gás oxicombustível e oxigênio;
  • Processo prático e de fácil aprendizagem.

Cuidados com os consumíveis e demais produtos

Por consistir em um processo bem delicado, é fundamental escolher os consumíveis corretos e adotar cuidados com eles. Principalmente, no que diz respeito à utilização de produtos químicos como o líquido arrefecimento. Esse deve ser gasto para não ultrapassar a temperatura no momento do corte.

Além disso, busque sempre manter o fluxo de gás suficiente e não deixe a tocha muito próxima da chapa enquanto há atividade. A corrente, por sua vez, precisa ser ajustada corretamente e faz-se necessário um grande cuidado com os gases contaminados.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados