Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Aço inox: sua importância e os motivos para usá-lo

Aço inox: sua importância e os motivos para usá-lo

O aço inox é um material extremamente usado pela indústria, principalmente por sua versatilidade e benefícios. Composto por ferro, cromo e níquel, tem como característica uma maior resistência em comparação ao aço tradicional. Um dos segmentos que mais empregam o material, manipulado pelo corte a plasma, é o alimentício, a arquitetura e a construção civil.

Trata-se de uma liga que possibilita variadas possibilidades de aplicação, desde a fabricação de parafusos até móveis decorativos. Além de sua utilização em utensílios do dia a dia, como embalagem de refrigerantes, talheres, eletrodomésticos, entre outros.

O que o aço inoxidável apresenta de tão especial? Siga a leitura e confira!

Resistência e durabilidade

Devido ao elemento cromo, a estrutura do inox é anticorrosiva e bem resistente às variações de temperatura. Por isso, a indústria alimentícia usa para refrigeração e para cozinhar. A resistência à abrasão é outro ponto importante, pois dificilmente o material é danificado por ranhuras ou escoriação. Caso seja riscado ou amassado, dá para consertar facilmente.

Higienização

O aço inox conta com propriedades antibacterianas, neutralidade química e biológica. Isso faz com que ele seja bastante usado no ramo farmacêutico e hospitalar, bem como no setor de alimentos, como falamos. Afinal, pode prevenir intoxicações alimentares e infecções clínicas. Por ter superfície lisa e não porosa, bactérias, fungos e demais microrganismos têm dificuldade para aderir.

Além disso, os itens em inox, comumente cortado com máquina de corte a plasma, são de fácil manutenção e limpeza. Uma solução simples com detergente diluído em água, álcool 70%, desinfetantes, esterilizantes, são suficientes para limpar a superfície.

Visual

É claro que não podemos deixar de falar sobre a aparência moderna e requintada do aço inox. Sem dúvidas, um dos materiais mais bonitos do mercado,  justificando sua utilização em diversos projetos arquitetônicos e peças de mobiliário. Tanto para residência quanto para espaços comerciais. 

Custo-benefício

Trata-se de um material de baixo custo, para compra e para manutenção, e apresenta todos os benefícios citados. Sem falar que é 100% reciclável, reduzindo prejuízos ambientais causados pela extração de sua matéria-prima na natureza.

Manipulação do aço inox com o corte a plasma

O aço inox pode ser cortado através do processo de corte plasma, desenvolvido nos anos 50 para seccionar metais condutores. Hoje, é o método com maior crescimento na indústria, nas instalações industriais e nas oficinas em geral. A velocidade e a precisão do corte são suas maiores vantagens.

A Megaplasma oferece ao mercado opções qualificadas de consumíveis para plasma, como tocha e bocal plasma. Acesse nosso catálogo e encontre uma variedade de produtos!

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados