Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
O mercado brasileiro de alumínio

O mercado brasileiro de alumínio

O alumínio foi descoberto em 1825 em Copenhaga, cidade da Dinamarca. É um dos metais mais abundantes, presentes e importantes no mundo, inclusive, no Brasil. A liga metálica é facilmente encontrada em móveis, portas, janelas, utensílios de cozinha, eletrodomésticos e acessórios automobilísticos. Isso é possível graças ao corte a plasma, que permite a manipulação do material

A importância do alumínio para a economia do país

O Brasil é o décimo quinto produtor de alumínio primário no mundo, ficando atrás de países como a China, Rússia, Índia e Canadá, por exemplo. Ademais, é o quarto produtor de bauxita e o terceiro produtor de alumina. 

Tal produção gerou, em 2019, cerca de 115 mil empregos diretos e mais de 370 mil empregos indiretos, como em empresas de corte com plasma. Nelas, são usados consumíveis para plasma para cortar o material. Isso causou um grande desenvolvimento na cadeia econômica do país.

O principal ponto que faz do alumínio um forte aliado da economia do mercado brasileiro está em suas propriedades físicas e químicas. Baixa densidade, alta resistência à corrosão e elevada condutividade térmica e elétrica são as principais. O alumínio é considerado o metal do presente e do futuro por sua versatilidade, podendo ser empregado em diversos ramos.

Segmento de embalagens

Quando falamos em embalagem de alumínio, logo vem à cabeça as latas de bebidas. No entanto, o universo de aplicação é extenso. O segmento de embalagens é o maior consumidor de alumínio no Brasil e a tendência é só crescer. 

É o que mostra a pesquisa da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Em 2020, foram transformadas 1,4 mil toneladas de alumínio, sendo 40,8% desse total em embalagens.

A presença da liga metálica nas embalagens diminui a necessidade da utilização de conservantes. Além disso, preserva o frescor dos ingredientes, prolonga o prazo de validade e permite a combinação com outros substratos flexíveis.

Alumínio e suas aplicações na construção civil

Um metal durável, resistente às mudanças climáticas, corrosão e ecologicamente correto: o alumínio é tudo isso. Por tal motivo, é sempre lembrado em projetos de construção civil. Acaba tomando, muitas vezes, o espaço de elementos como o plástico e a madeira. Sem falar que pode proporcionar um alto isolamento térmico se combinado com outros materiais e proporciona maior iluminação natural.

Demais aplicações que podemos encontrar o alumínio e estão presente no cotidiano:

  • Nas redes de transmissão elétrica;
  • Aparelhos eletrônicos;
  • Peças automobilísticas.

Secção do alumínio com o corte a plasma

O corte a plasma é uma tecnologia  usada desde 1960, mas sofreu grandes inovações nos últimos anos. Principalmente com a introdução dos plasmas de alta definição, que aprimoraram a precisão e a qualidade do processo. Com isso, tornou-se uma ótima forma para seccionar peças de alumínio entre 30 mm e 50 mm.

Aqui, na Megaplasma, você encontra os melhores consumíveis de plasma do mercado, como bico plasma e bocal plasma. Acesse nosso catálogo e confira!

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados