Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Práticas de segurança durante a execução do corte a plasma

Práticas de segurança durante a execução do corte a plasma

Com o passar dos anos e o forte avanço tecnológico, o corte a plasma vem ganhando muita força no cenário industrial. Essa técnica de usinagem oferece qualidade na separação de materiais, com precisão e agilidade na execução. No entanto, por mais que seja eficaz, o corte a plasma oferece alguns riscos.

O plasma é o quarto estado da matéria, quando os gases atingem temperaturas maiores que 10.000° C e criam partículas ionizadas. Obviamente, um calor extremo como o do plasma poderia gerar diversos acidentes, por isso a sua tecnologia é desenvolvida para que não seja fatal ao operador.

Apesar disso, os cuidados pessoais ao utilizar uma máquina de corte a plasma também são necessários. Por isso, neste artigo mostraremos algumas práticas a serem tomadas para garantir sua saúde e segurança durante o trabalho. Continue lendo e saiba mais.

EPI

É obrigação da empresa oferecer o Equipamento de Proteção Individual a cada colaborador. Cada área da indústria estuda as melhores maneiras de proteger os operadores; com isso, cada setor demanda um tipo específico de EPI, ou de uma combinação deles.

Vejamos alguns itens recomendados para funcionários que trabalham com corte de plasma:

  •     Óculos de proteção;
  •     Protetor auricular;
  •     Jaleco de couro;
  •     Luva de raspa;
  •     Máscara de proteção;
  •     Bota isolante.

Ao mesmo ponto que é obrigação da empresa fornecer esses itens, o colaborador não deve negligenciar o uso dos mesmos. Se você tem o EPI, use; se não tem, solicite.

Esteja preparado para combater incêndios

Por expelir altas temperaturas, o corte com plasma, se utilizado de maneira descuidada, pode ser propenso a causar incêndios. Nesses casos, para garantir as práticas de segurança, o operador deve agir imediatamente, para cessar o fogo o quanto antes, protegendo a vida dos colaboradores e preservando a condição das demais máquinas.

O fluido refrigerante é utilizado para minimizar chances de incêndio e evitar danos às peças da tocha de plasma. Por isso, seu uso correto é essencial para o processo, além da boa conduta do operador na realização do serviço.

Atenção a ergonomia

A saúde do corpo também é um assunto a ser considerado. É necessário manter a postura correta durante o trabalho. Ou seja, otimizar a ergonomia, que é a relação entre máquina e homem.

Ao preparar a máquina para o trabalho, ou mesmo ao acompanhá-la durante a operação, assuma uma postura que garanta conforto ao seu corpo, evitando problemas de saúde que possam gerar futuros afastamentos.

Soluções de segurança e qualidade estão na Megaplasma

Além de seguir os procedimentos corretos de segurança, utilizar equipamentos de qualidade também garantem o risco baixo de acidentes e uma melhor eficácia do serviço.

Os melhores consumíveis para plasma, você encontra na Megaplasma. Confira nosso site, busque por nossos produtos e soluções, desenvolvidos para que trabalhe da maneira mais segura e produtiva possível.

 

 

 

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados