Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Saiba qual a utilidade do fluido de arrefecimento

Saiba qual a utilidade do fluido de arrefecimento

O corte a plasma é uma das maiores tendências na indústria, devido a sua eficiência e agilidade produtiva. No entanto, para garantir a qualidade do corte, alguns cuidados são necessários, como a utilização do fluido de arrefecimento.

Neste artigo explicaremos brevemente sobre a necessidade de utilizar o líquido de arrefecimento e sobre os conceitos do corte a plasma.

 Entenda como funciona o corte a plasma

Fomos ensinados que a matéria pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O que poucos sabem é o fato do plasma ser o quarto estado da matéria.

Ele surge quando o gás passa a ter partículas ionizadas e atinge temperaturas que ultrapassam os 10.000 °C.

No corte plasma, esse gás ionizado é expelido pelo orifício da tocha de plasma em um arco de altas temperaturas, que entra em contato com o material. O calor é tão forte que corta a peça em questão, com precisão e velocidade.

Vale ressaltar que o plasma é um condutor de eletricidade. Dessa forma, apenas os materiais que absorvem essa carga elétrica podem ser cortados, como o aço inoxidável, alumínio, ferro fundido e muitos outros.

 Qual a utilidade do fluido de arrefecimento nesse processo

Como já ficou perceptível, esse processo exige a utilização de muita energia e altas temperaturas. Logo, é um processo relativamente perigoso, tanto para quem opera a máquina de corte a plasma, quanto para os componentes utilizados no procedimento.

Com tanto calor sendo exposto, é importante concentrá-lo apenas no arco de plasma. Os métodos de resfriamento são essenciais para não derreter todo o metal a ser usinado, além de preservar a vida útil da tocha de plasma.

É aí que o líquido de arrefecimento entra em questão. Há um resfriamento intenso da água no momento que o plasma sai do bico da tocha, retendo todo o calor para o arco que cortará o material

Imagine o que poderia ocorrer se não houvesse um fluido refrigerante na execução do corte a plasma, ou se o mesmo não estiver conforme a recomendação. Com tanta energia exposta, todos os componentes utilizados derreteriam facilmente, podendo causar acidentes e avarias no processo.

 Corte a plasma com garantia de qualidade é na Megaplasma

Você já observou que para aproveitar toda a eficácia do processo de corte a plasma e trabalhar com segurança, você deve utilizar os equipamentos corretos. O líquido de arrefecimento, por exemplo, é um dos itens indispensáveis.

Entretanto, para a garantia da qualidade, necessitará dos melhores consumíveis para plasma, que você encontra na Megaplasma! A empresa está desde 2000 no mercado, oferecendo o melhor conteúdo para as máquinas de corte a plasma. Não deixe de conferir os produtos para assegurar que o seu serviço seja perfeito.

 

 

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados