Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Saiba como obter o máximo de qualidade no corte a plasma

Saiba como obter o máximo de qualidade no corte a plasma

De todos os métodos de corte usados na indústria metalúrgica, o corte a plasma é um dos mais eficazes e produtivos. Essa prática utiliza o gás ionizado, que é o ar atmosférico superaquecido a mais de 10.000 °C, que, quando concentrado, é perfeito para separar peças e chapas metálicas.

No entanto, por mais que o corte com plasma seja eficiente, a sua utilização não será garantia de qualidade de serviço, caso os procedimentos não sejam seguidos corretamente. É preciso trabalhar da maneira correta para que o material cortado esteja em perfeito estado.

Para isso, apresentaremos alguns passos que podem ser seguidos para que o corte seja efetuado corretamente.

É necessário ter conhecimento e controle de todos os parâmetros

Quem não conhece os processos e os materiais a serem cortados, não terá êxito na utilização do corte de plasma.

Antes de tudo, é necessário entender que as partículas ionizadas que definem o plasma são capazes de conduzir eletricidade. E é essa energia gerada, em alta quantidade, que cortará o material. Com isso, se entende que apenas os materiais condutores de eletricidade podem ser utilizados no corte a plasma.

Além disso, cada material necessita de uma amperagem diferente, controlada pelo operador do serviço. Os parâmetros também podem ser seguidos pela intensidade desejada do corte, ou da quantidade de gás ionizado que será expelido pela tocha de plasma.

Ter conhecimento sobre a tocha de plasma

A tocha para corte plasma é o principal elemento nesse procedimento. Seu posicionamento, sua altura e sua inclinação, são aspectos que devem ser observados e conferidos antes de a operação ser iniciada.

Cada material e corte necessitará de um posicionamento diferente da tocha; é necessário estar atento às definições necessárias para garantir a qualidade do serviço.

 Fazer uso do fluido de arrefecimento

O fluido de arrefecimento é responsável por realizar a troca de calor com o plasma, concentrando as altas temperaturas apenas no arco que sai do bico de plasma.

Como citado anteriormente, o plasma é um gás que atinge temperaturas extremamente altas, capazes de causar graves acidentes. O líquido de arrefecimento protege todos os componentes da tocha de plasma, de modo que eles não venham a derreter com o calor causado pelo plasma.

Possuir os consumíveis da melhor qualidade

Não adianta seguir todos os passos anteriores, se não forem utilizados os equipamentos ideais no corte. Para se ter um serviço de qualidade, os recursos precisam ter o mesmo padrão. Por isso, é imprescindível que o operador tenha em mãos os consumíveis para plasma da melhor qualidade.

Essa melhor qualidade que falamos, pode ser encontrada na Megaplasma. Trabalhamos com produtos e soluções para que o seu corte a plasma seja o mais eficaz possível.

Não deixe de conferir as opções de máquinas, consumíveis e acessórios oferecidos pela Megaplasma. Acesse o site e conheça os produtos.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados