Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Entenda o que é fluido refrigerante no corte a plasma

Entenda o que é fluido refrigerante no corte a plasma

Com todo o avanço tecnológico, a indústria geral tem buscado meios para otimizar os processos de produção. Criado na década de 50 e tendo evoluído muito desde então, o corte a plasma é um dos métodos de usinagem mais eficazes e ágeis do mercado. Para garantir a qualidade do processo e a segurança do trabalho, o conceito do fluido refrigerante precisa estar aplicado no corte a plasma.

No entanto, essa tecnologia de refrigeração ainda causa dúvidas em muitas pessoas. Se este também for o seu caso, iremos te explicar como funciona esse processo.

Antes de entender a refrigeração, precisamos saber o que é o plasma

O plasma surge quando o terceiro estado físico da matéria, o gasoso, superaquece, em temperaturas que ultrapassam 10.000 °C. As moléculas, neste estado, estão totalmente separadas e as partículas extremamente energizadas.

Com o avanço da tecnologia e da ciência, observou que quando os gases atingem temperaturas tão altas, adquirem átomos ionizados, que são capazes de gerar e conduzir eletricidade.

Esse conceito foi inserido na indústria e começaram os trabalhos de corte com plasma. Se esse estado conduz eletricidade, é possível realizar a separação de materiais que também são condutores, como o aço inoxidável, alumínio e muitos outros.

No momento da usinagem, o bico de plasma cria um arco; quando o contato com a peça começa, a mesma é cortada rapidamente, pela alta temperatura do plasma e sua energia aplicada ao material.

E qual a função do fluido refrigerante?

Esse composto também é conhecido como fluido de arrefecimento. Sua função é realizar a troca de calor com a máquina de corte a plasma; ou seja, a energia do processo tem que estar totalmente concentrada no arco de plasma.

A água presente na tocha de plasma entra em processo de resfriamento, para evitar o derretimento e superaquecimento das peças da tocha de plasma, preservando sua vida útil, e do material que está sendo cortado.

Caso o líquido refrigerante não seja utilizado, ou esteja fora dos padrões de qualidade, o calor do plasma será intenso demais, entrando em contato com os componentes da máquina, o que poderia gerar diversos acidentes.

 Melhore o seu processo de corte na Megaplasma

O corte de plasma é realmente muito eficaz, mas para entregar um serviço de qualidade, o processo precisa atender rigorosamente os cuidados necessários.

Para realizar o melhor serviço, além de utilizar o fluido de arrefecimento da maneira correta, você deve possuir os melhores consumíveis para corte a plasma, que encontrará na Megaplasma. Desenvolvemos produtos e soluções tecnológicas que te fazem ganhar em segurança e produtividade. Se quiser entregar um corte com plasma de qualidade, não deixe de conferir o nosso site.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados