Banner 050501
Banner 0303
Banner 0101
previous arrow
next arrow
Quais equipamentos utilizar no corte a plasma?

Quais equipamentos utilizar no corte a plasma?

Realizar um processo de corte de metais não é nada simples, é necessário um conhecimento técnico e prático para obter um resultado minimamente satisfatório. Isso vale para qualquer corte, inclusive o corte a plasma

Afinal, mesmo sendo o mais vantajoso e confiável entre todos os procedimentos de corte, pode comprometer a segurança da pessoa que o realizar se ela não tiver os devidos cuidados. No entanto, com os equipamentos apropriados, é possível obter segurança e otimizar a operação.

Sendo assim, veja a seguir quais equipamentos são recomendáveis para fazer um corte a plasma!

Fontes energéticas

Para produzir um corte a plasma, é preciso algum material que forneça energia. Uma sugestão é utilizar fontes inversoras, que são ótimas para produzir esse corte e certamente irão auxiliar a aperfeiçoar o processo. 

Um ponto importante a se notar é que essa fonte precisa estar alimentada por eletricidade.

Tocha de Plasma

As tochas de plasma  são fundamentais para o procedimento de um corte a plasma. Elas se encarregam de gerar alinhamento e arrefecimento ideais para os consumíveis plasma.

Além disso, é importante notar que a tocha plasma funciona conforme o material metálico que sofre o corte e a espessura dele.

Gás ionizado

A operação de corte a plasma necessita de gás ionizado para guiar o jato plasma pela superfície a ser cortada.

Vários tipos de gases podem ser utilizados. No entanto, sempre é necessário reconhecer qual o tipo que será mais eficiente e veloz na realização do corte. Saiba um pouco mais de cada gás lendo abaixo

Nitrogênio

Ótimo para ser usado em cortes de alumínio e aço inoxidável.

Oxigênio

Bastante utilizado na indústria de aço carbono.

Argônio hidrogênio

Recomendável para cortes de alumínio espesso e aço inoxidável.

Ar

O mais versátil, frequentemente usado no corte de aço inox, alumínio e aço carbono.

Grampo Terra

O grampo terra, ou grampo obra, é também um componente extremamente importante no corte a plasma. Isso porque é através dele que é conduzida a energia elétrica responsável por gerar o arco de plasma.

Além disso, ele é fundamental para a produção de cortes que apresentem bom visual e sejam de ótima qualidade.

Saiba mais sobre Corte a Plasma na Megaplasma

Você pode conferir esses e outros produtos, como o líquido de arrefecimento e o antirrespingo de solda, na loja Megaplasma. Lá poderá encontrar produtos de excelente qualidade e preços bastante justos.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados