Problemas comuns do corte plasma e como resolvê-los

Problemas comuns do corte plasma e como resolvê-los

Algumas práticas simples são capazes de melhorar a qualidade do corte a plasma. Continue lendo e descubra a resolução para problemas comuns deste processo.

Arco plasma na posição incorreta

Os ângulos de corte retos (90º) estão no lado direito em relação ao movimento de avanço da tocha. Verifique a direção do corte e se necessário faça o ajuste.

Para realizar o contorno da peça a tocha deve se deslocar no sentido horário. O lado bom do corte está ao lado direito da tocha à medida em que ela se desloca pela frente.

Já em realizações de furos, a tocha deve se deslocar no sentido anti-horário. o lado bom do corte está no lado direito da tocha.

Processo incorreto de acordo com espessura de material a ser cortado

É importante selecionar o processo adequado de acordo com tipo de material, espessura e qualidade de corte desejada. A escolha do gás de proteção, do plasma e também dos consumíveis de plasma, é fundamental para conseguir um bom resultado.

Consumíveis estão gastos

Verifique os consumíveis plasmas com atenção em busca de desgastes. Faça a substituição com uma empresa de confiança. O bico da tocha e o eletrodo devem ser substituídos simultaneamente.

Tocha vibrando

A apresentação desse problema pode acontecer em decorrência da não fixação no pórtico da mesa. Neste caso, pode ser que a mesa precise de manutenção. Consulte um profissional especializado.

Fornecimento de gás incomum

Identifique e repare vazamentos e restrições. Use reguladores e linhas de gás com tamanhos adequados. O gás utilizado deve ser puro e de qualidade.

Distância desajustada da tocha

Ajuste a distância em relação à obra com a configuração adequada. Caso você esteja usando o controle de tensão de arco, é preciso ajustar a tensão.

Uma vez que os consumíveis se desgastam, as definições de tensão do arco precisam de ajustes continuamente para manter a distância recomendada, já que isso pode afetar a angularidade.

Quer continuar informado sobre corte plasma e ter acesso aos melhores consumíveis e máquinas de corte plasma disponíveis no mercado? Visite o site da Megaplasma e confira todas as opções de tochas e consumíveis plasma.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados