Na indústria metalúrgica, diversos processos começaram a surgir com o tempo para a estampagem de peças. Antes realizados em ferramentas para prensa, foram adotando novas tecnologias e sendo substituídos por processos realizados em máquinas. Um dos métodos que mais cresceu nos últimos anos foi o corte a plasma.
O corte de plasma é um método para a secção de metais que emprega um bico com um orifício para constringir o gás ionizado a uma elevada temperatura. Isso é feito até que possa ser usado para fracionar itens metálicos, como o alumínio, o aço inoxidável, o aço carbono e demais metais eletricamente condutores.
Para tanto, é necessária a presença dos consumíveis para plasma. Acompanhe a leitura e saiba quais são os principais!
O que são consumíveis?
Os consumíveis de plasma são ferramentas desenvolvidas a partir de outros itens isolados. Tais como o difusor de gás, eletrodo, bico de corte e bocal plasma. São elementos de grande importância para o sucesso do procedimento desse tipo de corte.
Pode-se dizer que se trata da parte mais relevante da máquina de corte a plasma. Isso porque compõem o sistema com funções e características que estabelecem a qualidade da operação.
Tipos de consumíveis para plasma
Entre os principais consumíveis para corte plasma, podemos citar:
- Eletrodo: instrumento responsável por promover o contato elétrico da tocha com a obra. Possui um inserto metálico de háfnio ou tungstênio em sua ponta.
- Difusor de gás: trata-se de um isolante elétrico que conta com furos calibrados para obter o fluxo adequado do gás plasma. Cumprindo, assim, com o papel de criar um fluxo em redemoinho. Esse redemoinho direciona e controla o arco plasma buscando a melhor qualidade no corte.
- Bico de corte: extremamente útil para o arco plasma, é a peça que direciona o jato corretamente durante a operação.
- Bocal plasma: protege os consumíveis da escória que resulta do corte. Ajuda ainda a manter os demais consumíveis fixados de forma correta e alinhados à tocha.
Importância do cuidado com os consumíveis para a qualidade do corte
A má condição, bem como a baixa vida útil dos consumíveis, prejudica o cortador de plasma. Esses itens, quando estão desgastados, influenciam na angularidade da borda, tamanho da peça e formação de escória, interferindo na qualidade. Por isso, é essencial que o operador fique atento aos cuidados para conservar os consumíveis.
As manutenções preventivas, nesse sentido, são fundamentais. Além, claro, de saber selecionar os consumíveis corretos para cada categoria de corte a ser feito.
A Megaplasma oferece o melhor atendimento e visa suprir as reais necessidades dos clientes. Aqui é o lugar certo para você que procura por tocha de plasma e consumíveis. Fabricamos produtos altamente qualificados e tecnológicos!