Você sabe o que é corte a plasma? Descubra aqui!

Você sabe o que é corte a plasma? Descubra aqui!

Muito aplicado em processos industriais de corte de metais e outros condutores, o corte a plasma vem ganhando ainda mais espaço no mercado. É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre esse serviço, mas você sabe o que é o corte de plasma

De modo geral, podemos dizer que essa modalidade é destinada ao corte com precisão e velocidade de matérias-primas difíceis de serem manipuladas através de processos mais simples. 

Basicamente, a máquina de corte a plasma consegue perfurar metais, alumínio e também o famoso aço inoxidável. Esse tipo de processo é imprescindível tanto para a soldagem quanto para outros serviços industriais. 

Quer saber mais sobre esse tema? Continue acompanhando o blog da Mega Plasma! 

Afinal, o que é corte a plasma?

O corte plasma é uma modalidade de corte que utiliza o plasma na perfuração de materiais.

O plasma pode ser entendido como um estado de matéria. Nesse caso, o que acontece é que uma grande quantidade de calor é adicionada ao gás e este, se transforma no que chamamos de plasma. 

Também podemos denominar essa substância como um gás condutor. Isso porque devido às altas temperaturas e o aquecimento do gás transformado em plasma, a nova substância gerada é capaz de transportar corrente elétrica por onde passa. 

O que acontece então, é que, com o auxílio de tocha para corte plasma, o plasma entra em contato direto com os condutores causando uma verdadeira fusão entre os dois materiais e, por fim, provocando o corte preciso.

Quais produtos são necessários?

Agora que você já sabe, resumidamente, o motivo da técnica receber esse nome, deve estar se perguntando o que é necessário para que todo o processo aconteça.

Você vai precisar de alguns equipamentos específicos para esse fim e mais alguns acessórios que vão deixar o seu corte ainda mais preciso e vantajoso para o seu negócio. 

São eles: uma fonte de corte plasma, tocha plasma, gás a ser ionizado para gerar o plasma, bocal plasma e ainda o material condutor a ser cortado, é claro.

Além disso, acessórios essenciais como consumíveis, uma boa mesa para corte plasma, bico de plasma e líquido de arrefecimento também são necessários para que não haja problemas e tudo seja realizado com precisão e qualidade. 

Vantagens do corte a plasma para o seu negócio

Além de rapidez e alta precisão no corte de materiais resistentes, essa técnica ainda pode trazer outras vantagens para processos de soldagem, funilarias, usinas siderúrgicas e qualquer outra indústria que utilize o corte de condutores metálicos. 

Uma dessas vantagens é o corte de qualidade e limpo, realizado de uma só vez. O operador realiza a operação nas mesas com auxílio de outros equipamentos de automação e não precisa reparar, posteriormente, o trabalho realizado. 

O processo é totalmente preciso e pode perfurar diferentes espessuras de materiais.

Outro benefício desse tipo de corte é garantir a segurança de quem manuseia o cortador de plasma. Por não utilizar combustíveis, o operador tem segurança para trabalhar e deve se atentar apenas ao processo em si.

Conte com a Mega Plasma!

A Mega Plasma oferece os melhores equipamentos e acessórios imprescindíveis para tornar o corte a plasma da sua indústria ainda mais lucrativo. Conheça nossos produtos e conte com a gente para revolucionar o mercado industrial.

Agradecemos seu interesse!

Precisamos de alguns dados